ORTODONTIA EM ÁGUAS CLARAS

Ortodontia o que é?

Equipe Qualificada

A Clínica Luna Odontologia possui profissionais qualificados e experientes,  com soluções integradas e completas em um ambiente moderno.

A ortodontia é uma das áreas da odontologia. O foco dessa especialidade é corrigir a posição de dentes e ossos maxilares que, por algum motivo, estejam posicionados de maneira errada.

Quando um ou mais dentes estão tortos ou apresentam problemas de encaixe, é difícil mantê-los limpos no dia a dia.

 

Essa situação pode causar sérias consequências na estrutura do periodonto, provocando até mesmo a perda dos dentes.

Dessa forma, quando falamos em ortodontia, não nos referimos apenas à questão estética do sorriso, mas também à saúde bucal como um todo.

ortodontia em aguas claras

Ortodontia - Os tipos de aparelho ortodôntico

Fixo metálico

    É utilizado para alinhar os dentes,e é composto por bráquetes metálicos ,que são colados aos dentes com uma substância adesiva, e por um arco que serve de guia para a correção.


Fixo estético (porcelana e safira)

    Aparelhos estéticos (compostos de cerâmica), sendo quase imperceptíveis, proporcionando um grande conforto ao paciente. Bráquetes estéticos cerâmico podem ser: policristalinos e monocristalinos . Os monocristlinos (safira) caracterizam-se por serem brackets extremamente translúcidos (transparentes), imitando a cor dos dentes de cada paciente.

Lingual

    Seguindo a linha de aparelhos “invisíveis”, esse é um modelo praticamente imperceptível, pois os bráquetes são colocados na parte interna dos dentes e ficam em contato com a língua. Sua principal vantagem é conseguir resultados ortodônticos sem prejudicar a estética. 

Autoligado

    Aparelhos autoligados são aparelhos com bráquetes com encaixes chamados de autoligados que dispensam o uso do amarrilho elástico (borrachinha), evitando o manchamento dessas. Podem ser metálicos ou estéticos (cerâmica).

Expansor palatino

Alinhadores transparentes

    O aparelho invisível (ou alinhador invisível) corrige os dentes utilizando uma série de placas removíveis de acetato, feitas sob medida, que são indicadas para casos simples de alinhamento e nivelamento. Suas vantagens são inúmeras; ele não usa bráquetes nem fios, é o mais confortável de todos e pode ser retirado e colocado sempre que o paciente achar necessário.  

Benefícios de utilizar o aparelho ortodôntico

O aparelho ortodôntico tem como principal função consertar os dentes, enfileirando-os perfeitamente e endireitando aqueles que estão mal alinhados. Neste caso, seu uso ajudará na questão estética. Mas podemos dizer que seus benefícios são bem mais amplos, já que o aparelho fixo alinhará os dentes mal posicionados e que provocam mordidas cruzadas.

A função principal do tratamento ortodôntico, além de promover estética, é restabelecer a oclusão dentária (perfeito engrenamento dos dentes), que é fundamental para a correta mastigação e, conseqüentemente, adequada nutrição e saúde bucal. Com correção da oclusão, evitam-se problemas de respiração, deglutição, fala e da articulação temporomandibular, alem de prevenir os problemas dentários localizados como doença periodontal, retração gengival  entre outros.